quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Câmara de Itiúba aprova projetos de lei proibindo paredões de som e animais soltos em via pública


Na ultima terça – feira (26),estiveram presentes para mais uma sessão na câmara municipal os vereadores: Toinho de Picos, Jonas Trindade, Valmir Peixinho, Deri, Romenil, Daniel, Zé Carlos, Jiovaldo, Ranulfo Gonçalves, Cristina Maia, Rocha, e Natanael, (vereador Emanoel do Netinho não compareceu), também estiveram presentes o prefeito Silvano Santos (Banga), a ex – prefeita Cecilia Petrina, o ex – vice – prefeito Evaldo Rios, o ex candidato a prefeito Aroldo Pinto, o Comunicador Augusto Gomes e alguns Secretários.
Com o auditório lotado, a sessão foi aberta pelo presidente da casa Toinho de Picos com o já tradicional agradecimento a Deus, logo em seguida passou a palavra para o secretário da mesa Zé Carlos para a leitura da ata da sessão anterior.
Em seguida algumas indicações de projetos foram feitas pelos vereadores:

Romenil: Solicitou a reforma do calçadão e das praças da cidade;
Daniel: Solicitou a rede de esgoto para a Rua Padre Severo;Cristina Maia: Solicitou a construção da Praça São Pedro no distrito de Rômulo Campos;
Zé Carlos: Solicitou o melhoramento do sistema de limpeza das ruas da cidade.
Logo após foram votados os projetos dos vereadores:
Toinho de Picos: Calçamento e a construção de uma quadra poliesportiva do povoado de Picos;
Cristina Maia: Proibição de animais soltos em vias públicas;
Jiovaldo: Proibição dos paredões de som.

Dois projetos aprovados por unanimidade foram bastante elogiados pelas autoridades, visitantes e principalmente pela população em geral, que se dizem muito otimistas quanto aos trabalhos do legislativo 2013, foram eles:
* O projeto de lei de autoria da vereadora Cristina Maia que proíbe animais soltos em via publica, fato que causava bastante apreensão por parte da sociedade itiubense, já que várias pessoas foram vitimas fatais em acidentes ocasionados por animais nas pistas. 
* O projeto de lei de autoria do vereador Jiovaldo que proibi os paredões de som que tanto perturbam a população principalmente nos finais de semana.
*Por Tatiana Pereira
Foto: Nilton Oliveira

Câmara aprova fim do pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares

Câmara aprova fim do pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares
Foto: Laycer Tomaz / Ag. Câmara / Divulgação
O projeto que acaba com a chamada “ajuda de custo” para os deputados federais e senadores no início e no final de cada ano, conhecido como 14º e 15º salários dos parlamentares foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (27) na Câmara Federal. Pela proposta aprovada, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje  ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.

SBT Brasil apresentou matéria que liga o PCC ao tráfico de drogas em Senhor do Bonfim

 sbt 1
O telejornal SBT Brasil abordou em rede nacional de televisão, ontem, quarta-feira, 27, uma reportagem exclusiva sobre a recente operação “patrões do tráfico” que prendeu 22 pessoas envolvidas com o comércio ilícito de drogas no bairro Bonfim III, em Senhor do Bonfim. A reportagem também aborda a ligação de traficantes locais com a facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

pccq

A reportagem especial coloca o sertão nordestino como rota das drogas, e Senhor do Bonfim aparece sendo uma importante cidade nesta nova conexão entre a organização criminosa paulista e a Bahia.
Moto taxistas vendendo cocaína no bairro Alta da Maravilha, defronte ao cemitério de São Lazaro, chama a atenção na reportagem pela facilidade que existe no local para comprar drogas em plena luz do dia.
Os apresentadores do telejornal Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade disseram que nesta quinta-feira, 28, o SBT BRASIL, vai revelar o esquema que liga o PCC a traficantes da Bahia. O telejornal começa a partir das 19h40, e pode ser assistido via parabólica ou através da afiliada na Bahia, TV Aratu, canal 4. O repórter Fábio Diamante, cinegrafista Fábio Serapião e Aílton Silva são responsáveis pela série de reportagens que a emissora ira abordar sobre a presença do PCC em todo pais.

Acesse Link abaixo e veja a matéria exibida no telejornal:

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/30159/Exclusivo:-PCC-controla-a-venda-de-drogas-no-sertao-nordestino.html

Fonte: FALANDOTUDO.COM

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CANSANÇÃO: BRIGA POR CAUSA DE 1 LITRO DE PITÚ ACABA COM ENVOLVIDOS PRESOS E APRESENTADOS NO COMPLEXO POLICIAL DE SR. DO BONFIM



A guarnição da Polícia Militar da 4ª Companhia de Cansanção, composta pelos Soldados Eugênio, Jambeiro e Claudomaro foi solicitada por moradores do Povoado Lagoa do Curral na madrugada da última segunda-feira, 25 de fevereiro, por volta de 01:00 h afim de acabar com uma briga que estava acontecendo naquela localidade. Ao chegar ao local a Polícia deparou-se com os envolvidos na briga que foram identificados como: 

* DIMAEL ALMEIDA PEREIRA, 22 anos;
* GENIVALDO DA CRUZ SILVA, 30 anos;
* ROMARIO DE JESUS SANTOS, 25 anos.
 
Segundo informações da Polícia Militar, as pessoas acima arroladas se envolveram em vias de fato disputando um litro de Pitu, sendo que Dimael Almeida realizou um disparo de escopeta de fabricação caseira em Genivaldo da Cruz. Em seguida, Romário de Jesus, fazendo uso de uma garrafa de bebida, atingiu Dimael Almeida na cabeça abrindo-lhe um corte profundo.

Após condução ao Hospital Municipal Senhora Santana, as pessoas envolvidas juntamente com a Espingarda calibre 12 (bengala de moto) foram apresentadas à 19ª COORPIN em Senhor do Bonfim para a adoção das medidas cabíveis, uma vez que a cidade de Cansanção encontra-se sem delegado no momento.
Fonte: 4ª Companhia PM

NORDESTINA- Secretaria de Educação realiza jornada pedagógica para os professores da Rede Municipal


Professores presentes
A prefeitura municipal de Nordestina, através da Secretaria de Educação, realizou de 04 (segunda-feira) a 07 (quinta-feira) de Fevereiro a Jornada Pedagógica 2013. Com o tema "Educação: Compromisso de todos nós", a jornada pedagógica teve como objetivo o planejamento dos professores para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O evento contou com a participação de diversas autoridades do município, dentre elas o vice-prefeito Edinor Peixinho, Vereador Marcos Batista, presidente da Câmara de vereadores, Secretário de Educação, Professor Silvestre Salvador, além de coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores escolares, secretários, e claro muitos professores que atuam nas unidades de ensino do município.

A execução dos hinos Nacional e do município de Nordestina marcaram a abertura oficial da Jornada Pedagógica, logo após a execução dos hinos fizeram uso da palavra o vice-prefeito Edinor Peixinho (representando o Prefeito Ito), e o Presidente da Câmara Marcos Batista, ambos em seus pronunciamentos enalteceram a importância do evento, parabenizando os educadores presentes e desejando a todos muito sucesso em mais esse ano letivo.

Secretário de Educação Silvestre Salvador
O secretário de Educação, Silvestre Salvador, iniciou sua fala convidando os educadores a voltarem ao trabalho com uma mensagem de muito otimismo, sem deixar de lado o compromisso com a qualidade da educação. Conclamou os presentes para juntos fazerem uma reflexão, um balanço dos ganhos e perdas que os acompanharam em 2012, e que sendo qual for o resultado, é hora de renovar promessas, metas e sonhos, de ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações e arregaçar as mangas para fazer acontecer. “Nada de ficarmos agarrados às lembranças através dos anos, bons ou ruins, os momentos precisam passar, pois os novos virão”, disse o secretário de Educação.
O Secretário lembrou ainda que o tema da Jornada “Educação: Compromisso de todos nós” deixa bem claro que entre as propostas inovadoras da Secretaria de Educação de maior relevância para 2013, está a Mobilização Social pela Educação, e que pretende realizar um grande movimento das famílias e das comunidades pela melhoria da qualidade da educação.
Para finalizar, o professor Silvestre disse que é notório que a escola tem um papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades, mas a educação não pode ser delegada somente à escola, é preciso lembrar que o aluno é transitório, filho é para sempre. “Educação de ensino é com a escola e a educação de valores é com a família”. Finalizou assim suas palavras, o Secretário Municipal de Educação de Nordestina, Professor Silvestre Barros Salvador Barros, desejando a todos uma boa Jornada Pedagógica e sucesso durante todo ano letivo.

NORDESTINA- Covardia, idoso de 74 anos é morto a pauladas


Foi encontrado por populares na manhã dessa terça-feira o corpo do Sr. Antonio de Souza, popularmente conhecido como Totó, de 74 anos, que residia na fazenda Retiro, próximo ao povoado Jacu, zona rural de Nordestina-BA. Segundo informações da Polícia de Nordestina, o corpo do idoso tinha marcas de pauladas na cabeça, covardemente deferidos pelo assassino enquanto a vítima cortava palmas para alimentar sua criação de caprinos. O autor, ou autores dessa barbárie não foram identificados até o momento. Segundo informações de vizinhos o idoso morava sozinho e não tem nenhum parente nas redondezas.
Também é desconhecido o motivo do homicídio uma vez que não foi levado nenhum pertence da vítima. A Polícia Técnica de Senhor do Bonfim realizou o levantamento cadavérico por volta das 13:00 horas conduzindo o corpo para o Necrotério em Senhor do Bonfim para realização de Autopsia. Em conversa com prepostos da Polícia Civil em Nordestina, fui informado que tudo indica que o homicídio aconteceu na tarde de ontem.

Quijingue se prepara para realizar a Conferência Municipal das Cidades


A Prefeitura Municipal de Quijingue promoverá de 20 a 24 de maio de 2013, a Conferência Municipal das cidades. As Conferências fazem parte de um conjunto de políticas do governo federal que visam construir ações de desenvolvimento urbano com participação popular e controle social.
Com o Tema: Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!, o evento é uma Etapa Preparatória para a 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília-DF, de acordo com a Resolução nº 14, de 06 de junho de 2012.
Uma comissão preparatória, composta por segmentos da Sociedade Civil, será formada nos próximos dias para elaborar o regimento da Conferência, contendo a pauta, a metodologia dos debates e o processo democrático de eleição dos delegados para a etapa Estadual. A comissão deve encaminhar propostas à comissão estadual, além de definir a data e local do evento, que terá que acontecer até 1º de junho.
Os representantes dos respectivos segmentos, interessados em participar da comissão, poderão se inscrever de 12 a 14 de março de 2013, conforme decreto municipal nº 95, de 20 de fevereiro de 2013, na Sede da Secretaria de Ação Social (auditório).
A conferência municipal será aberta à participação da população, em especial, a entidades com atuação nos temas da política urbana. A expectativa é que o encontro seja um espaço democrático para também pensar e planejar o futuro da cidade.

Fonte: Quijingue.com

Prefeituras baianas impedidas de firmar convênios


















O número assusta. Quase 90% dos Municípios baianos, 370 - dos 417 -, não pode celebrar qualquer tipo de convênio com a União, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgada na segunda-feira (25). Com este resultado, a quase totalidade de gestores municipais não pode captar os recursos oferecidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, para convênios e programas.

A pesquisa feita pela entidade considera quatro requisitos fiscais, que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Cauc. São eles: obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais.

Segundo a CNM os dados do Cauc são atualizados frequentemente e, os números apontados na pesquisa levam em consideração as informações divulgadas pela STN até o dia 20 de fevereiro.Clique e Confira o estudo completo com tabelas por Estado.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cansanção: População pede providências para canais de TVS fora do ar


 Três canais de TVS, continuam fora do ar em Cansanção. A Band, TV Aratu (SBT) e TV São Francisco (GLOBO), apenas a TV Itapoan (RECORD) está funcionando normalmente. As cobranças são constantes dos moradores que não tem antenas parabólicas ou TV a cabo e vivem a esperar de uma providência por parte da prefeitura. Todos os canais disponíveis no município, é de inteira responsabilidade do poder público municipal que ainda não resolveu o problema e a população vive a reclamar. A população do município espera que a Prefeitura de Cansanção resolva urgentemente esse problema para que possam voltar a usufruir desse que, para muitos, é o único meio de diversão disponível.

DESPORTISTAS DE CANSANÇÃO SONHAM COM A CONSTRUÇÃO DE UM GINÁSIO DE ESPORTES



Os desportistas de Cansanção continuam sonhando com a construção de quadras poliesportivas na sede e zona rural bem como de um Ginásio de esportes em nosso município. A única quadra esportiva disponível para utilização da população está localizada na Praça Paulo Souto (praça da lagoa). A Prefeitura municipal realizou ao longo dos anos reformas na parte de pintura do piso, paredes e alambrados, bem como algumas melhorias na iluminação. Em 2010, na administração interina do prefeito Riso, foram realizadas obras de melhorias significativas na iluminação da Quadra. Foram implantadas duas torres atrás da arquibancada com três refletores em cada poste e adicionado mais um refletor em cada torre já existente em cima do palco, essas obras deram um novo visual e também facilitou a prática esportiva durante a noite. Os Colégios Educandário Senhora Santana e Senhor do Bonfim (Colégio Modelo) também possuem quadras poliesportivas para uso da comunidade escolar.

A reivindicação dos desportistas pela construção de quadras esportivas em Cansanção é antiga. Em 2006 quando passei a fazer parte do Departamento Municipal de Esportes já existia uma cobrança constante por parte dos estudantes, atletas e desportistas em geral, afim de que fosse buscados recursos junto aos governos Estadual e Federal para a construção desses espaços esportivos. O Departamento de Esportes da época solicitou por várias vezes ao poder executivo municipal que o mesmo celebrasse convênios com Sudesb ou Ministério dos Esportes para atender o pleito dos atletas, e sempre no início de cada ano o poder executivo anunciava que os citados convênios haviam sido celebrados e que seriam construídas várias Quadras poliesportivas na sede e em alguns povoados. Os anos se passaram, a cadeira de prefeito foi ocupada por diferentes pessoas, a Câmara de vereadores também recebeu novos nomes, vários deputados federais e estaduais foram votados em nossa cidade e o único espaço verdadeiramente público para prática de esportes de quadra continua sendo a Quadra Poliesportiva da Praça Paulo Souto (praça da lagoa).
Nosso único espaço mencionado está totalmente fora dos padrões atuais, não obedecendo às regras oficiais das modalidades esportivas devido às reduzidas medidas do espaço físico, impossibilitando assim a participação da cidade de Cansanção em Campeonatos Regionais ou Estaduais. Vale salientar também a dificuldade em realizar eventos esportivos durante o dia, devido ao forte calor e sol escaldante e até mesmo à noite em tempo de chuva. Quando promovemos os Jogos Escolares da Semana da Pátria em 2008 e nos anos subsequentes precisamos estender os dias de duração do evento, pois não era possível realizar jogos das 11 horas da manhã às 03 da tarde, e quantas vezes foi necessário adiar jogos do Campeonato Cansançãoense de Futsal por conta da chuva. Tudo isso nos remete a relatar sobre a necessidade urgente da construção de um Ginásio de esportes ou até mesmo uma Quadra coberta na sede do município.

O site da Sudesb (http://www.sudesb.ba.gov.br) disponibiliza todas as informações necessárias para as Prefeituras adquirirem quadras, ginásios e até piscinas semiolímpicas e em conversa recente com a coordenadora da Sudesb, Susy Dócio, na cidade de Nordestina a mesma relatou que todo final de ano a Sudesb devolve recursos ao estado por falta de projetos por parte das prefeituras. Todas as cidades da região conseguiram essas obras, Monte santo, Itiúba e Quijingue conseguiram ginásio de esportes ou quadra coberta, Nordestina não tem mais onde construir quadras poliesportivas tanto na sede quanto na zona rural. Podemos ver na matéria abaixo que a cidade de Jaguarari na microrregião de Senhor do Bonfim já vai inaugurar seu segundo ginásio de Esportes em pouco tempo.
ENTÃO FICA A PERGUNTA: O que acontece com os prefeitos e vereadores de cansanção (TODOS) e com os deputados que foram votados em nossa cidade que não conseguem trazer essas conquistas para os desportistas e a comunidade em geral.
POR ANDERSON SANTOS:

Jaguarari: Prefeitura entregará segundo Ginásio de Esportes


ginasio de esportes jaguaginasio de esportes jagua 1

   De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de Jaguarari o 2° ginásio de esportes construído na Sede do município para atender aos alunos da Escola João Ferreira de Matos foi concluído, e deve ser entregue a referida instituição de ensino no mês de março.


   O investimento na obra é da ordem de R$ 626 mil. A fatia maior ficou a cargo do governo federal, que via Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) aplicou o equivalente a R$ 479 mil. Já a Prefeitura arcou com os custos de urbanização e construção de vestiários, o que gerou o investimento de R$ 147 mil.
   Segundo o Engenheiro Civil da Prefeitura, Severino Flor, o ginásio possui 1.850 m² de área construída, cobertura metálica, quadra com piso polido de 28 m x 14 m, vestiários femininos e masculinos, dois lances de arquibancadas, portão de acesso, depósito, grades e redes de proteção. “Infraestrutura completa para receber atletas e torcedores com segurança e conforto”, afirmou.  
   O Secretário de Infraestrutura e Obras, Antônio Carlos Xavier destacou a importância do ginásio. “Esse ginásio é o reflexo do empenho desse governo em trazer à população, ações que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e oferecem aos jaguararienses uma vida digna e de oportunidades”, disse.
   O Secretário de Educação, José Antônio acenou para possibilidade da presença do Superintendente da SUDESB, Raimundo Nonato (Bobô) para o dia da inauguração do ginásio.
Jogos de exibição em diversas modalidades, como: futsal, vôlei, basquete e apresentações de capoeira e karatê, poderão ser programados para o mesmo dia.
O ginásio poliesportivo do Colégio João Ferreira de Matos foi edificado onde funcionava a antiga garagem municipal.  

Texto e fotos: Clédson Carvalho

HEMOBA INICIA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA EM SENHOR DO BONFIM


Passo a passo para se tornar um doador de Medula Òssea

- Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

- Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

- Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

- Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

- Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

- Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

- Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

- A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.


Importante

Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.


Procure o HEMOBA UCT SENHOR DO BONFIM e faça seu Cadastr.

Monte Santo: Depoimento de acusada foi inconsistente, diz Cedeca















CPI do Tráfico de Pessoas ouviu nesta quinta-feira (21) Carmen Topschall, investigada no caso de adoção ilegal de cinco crianças do município de Monte Santo. De acordo com a advogada Isabella da Costa Pinto, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) da Bahia, o depoimento de Carmen foi "contraditório a tudo o que aconteceu e o que as famílias de Monte Santo declararam".
Para o deputado Nelson Pelegrino, as versões precisam ser confrontadas. "Elas precisam ser checadas e é o que a CPI vai fazer amanhã (22) em Monte Santo", disse. O casal Denílson Costa Pereira Reis e Elizânia dos Santos Evangelista Reis também foi ouvido. Eles são acusados de integrarem a quadrilha que mandava jovens da Bahia para se prostituírem na Espanha.  

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CIDADE DE ITIÚBA SEDIA FEIRA DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA


O Grupo de Economia Popular Solidária – GREPS realiza nos dias 21,22 e 23 de fevereiro, a Feira Regional de Economia Popular Solidária, na cidade de Itiúba. Cerca de 60 empreendimentos vindos das regiões de Bonfim, Cansanção e Jacobina vão se reunir para expor suas experiências em Economia Popular solidárias do campo e da cidade. Entre elas estão os diversos tipos de artesanatos, grupos produtivos solidários de caprinos e ovinos, beneficiamento de frutas nativas, alimentos agroecologicos, confecções, frutas e verduras orgânicas cinema solidário, entre outras. Uma outra Economia é Possível! A feira será realizada na Praça da Prefeitura de Itiúba. A abertura oficial será no dia 21, às 19h.

O Circuito destas feiras regionais iniciou durante a realização da semana social promovida pelas pastorais sociais e movimentos sociais em julho de 2003. A iniciativa foi boa que logo os grupos fundaram GREPS; uma articulação de entidades, movimentos e organizaçõe socias que atuam na região de Senhor do Bonfim com acompanhamento, assessoria e assistencia tecnica a grupos produtivos solidários. Suas ações abragem os territorios de Identidade do Piemonte norte do itapicuru, Sisal e Piemonte da Diamantina.

Fazem pate do GREPS: Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Acampados(as) e Assentados(as) e Quilombolas (CETA), Movimento dos Pequenos Agicultores (MPA) Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação de Assistencia Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (CACTUS), Pastoral da Juventude Rural (PJR)Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL), Coordenação Regional da Agricultura Familiar (CAF), Escola Familia Agricola do Sertão (EFASE), Escola Família Agrícola de Itiúba (EFAI), Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP), Obra Kolping e Associação Parceira das Crianças (APAC).

As Feiras Regionais de produtos da Economia Popular e Solidária, realizadas pelo GREPS, constituem-se em importantes espaços de comercialização, formação, troca de experiência, manifestações culturais e fortalecimento das instituições que na sua base tem buscado reforçar o principio da solidariedade no processo econômico de desenvolvimento da sociedade contemporânea considerando a diversidade produtiva, o contexto climático regional e as experiências consolidadas na região.

Na programação da feira também contas as oficinas: A seca de sempre e suas novas faces; convivência com o semiárido; economia solidária e a última sobre o fundo rotativo solidário. Venha participar da IX Feira Regional de Economia Popular e Solidária na cidade de Itiuba. De 21 a 23 de fevereiro. Uma Outra Economia é Possível!

GREPS

DEP. CARLOS BRASILEIRO COMEMORA CONFIRMAÇÃO DE ADUTORA E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO


A transposição do São Francisco no eixo-sul e a implantação da adutora que levará água do rio para Senhor do Bonfim e região foram confirmadas, durante encontro, ontem (19) à noite, em Brasília. Na reunião, que contou com as presenças da bancada federal da Bahia, deputados estaduais e o governador Jaques Wagner, foram anunciadas as ações do Governo Federal e Estadual para resolver, em definitivo, a questão do abastecimento em municípios do Piemonte Norte do Itapicuru e do Sisal. O deputado Carlos Brasileiro comemorou a implantação dos projetos.

A obra de construção do canal de transposição do São Francisco para a Bahia já está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A estimativa é que sejam investidos entre R$4 a R$5 bilhões. Já denominado de Canal Águas do Sertão, ele terá 350 quilômetros e vai interligar o “Velho Chico” com as bacias dos rios Itapicuru e Jacuípe, além de contemplar os rios Salitre, Tourão/Poções e Vaza Barris.


Segundo anunciado no encontro, o Governo Federal já liberou R$12 milhões para o projeto de viabilidade social, técnico e econômico, que deve ficar pronto em 170 dias após escolha da empresa que fará os estudos para o percurso do canal. “Não é uma obra imediata. Mas, quando implantada, vai garantir o abastecimento de grande parte do semiárido baiano e proporcionar o desenvolvimento de municípios com projetos de irrigação”, afirmou Brasileiro. A expectativa é que a presidenta Dilma lance o edital para as obras no próximo ano.

Outra ação confirmada é a implantação da adutora do Rio São Francisco até Bonfim. Neste caso, a obra do Governo Estadual garantirá o reforço do abastecimento diretamente ao sistema da Embasa. O projeto, de médio prazo, deve demandar investimentos da ordem de R$300 milhões e atenderá, além de Bonfim, outros 30 municípios. O governador Jaques Wagner já assinou a ordem de serviço para os estudos e anteprojeto do empreendimento hídrico.

Brasileiro lembrou que estes dois grandes projetos serão implantados em médio prazo. Para garantir o abastecimento de Bonfim e região, que sofrem com a estiagem, já foram retomadas as obras de construção da adutora de Ponto Novo. A expectativa é que o empreendimento esteja finalizado no mês de maio, com fornecimento de 140 litros por segundo, garantindo segurança hídrica para a população.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL COMEÇA HOJE NA BAHIA



CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2013

O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a matrícula para a Educação Profissional (cursos técnicos de nível médio cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos - nível fundamental).

Alunos da Rede Pública
19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte. No caso da 8ª série/9º ano, o estudante poderá optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio.

Alunos Novos
25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o ensino fundamental e proeja fundamental.
27 e 28 de fevereiro – Matrícula para o ensino médio e técnico nível médio.

Educação Profissional - (apenas os cursos subsequentes – Prosub)
26 e 27 de fevereiro – Confirmação de matrícula para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico (curso técnico de nível médio subsequente), obedecendo à ordem de classificação.

SEC